quarta-feira, 15 de agosto de 2012

ELEVADA PLUVIOSIDADE

                                                      ELEVADA PLUVIOSIDADE:
A imagem representa o ciclo da água que ocorre a partir da formação de nuvens. As nuvens se formam pela perda da capacidade do ar em conter umidade, o ar ao se expande ao subir e diminui a pressão atmosférica, a umidade começa a aparecer em pequenas gotículas de água formando as nuvens, até que a precipitação se transforme em chuva.

Em algumas regiões da mata atlântica, o índice de pluviosidade é maior, tornando o ambiente muito úmido. Através da foto, podemos perceber a área úmida e com grande capacidade de armazenar água.
E muito úmida graças aos ventos carregados de vapor de água que sopram do mar (devido às correntes marítimas quentes). O ar ao subir, esfria e se condensa, provocando as elevadas precipitações, sob a forma de chuva ou nevoeiro. Em conseqüência do predomínio da decomposição química do material rochoso, os solos são profundos e argilosos. Ao se decompor pela ação de microorganismos, a mistura de restos de animais e vegetais transforma-se em húmus, que se incorpora ao solo e forma uma cobertura capaz de alimentar bilhões de plantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário