EXTRATOS:
A foto retratada, é composta por árvores altas que recebem a luz solar mais facilmente, árvores médias que são formadas por espécies arbóreas que vivem sombreadas,e o extrato herbáceo formado por plantas de pequeno porte.
A vida é mais intensa no estrato alto, nas copas das árvores, que se tocam, formando uma camada contínua. Algumas podem chegar a 60 m de altura. Esta cobertura forma uma região de sombra que cria o microclima típico da mata, sempre úmido e sombreado. Dessa forma, há uma estratificação da vegetação, criando diferentes habitats nos quais a diversificada fauna vive. Conforme a abordagem, encontram-se de seis a onze estratos na Mata Atlântica, em camadas sobrepostas.
A Floresta Atlântica, com vegetação arbórea em torno de 30 metros e árvores que ultrapassam o dossel, atingindo 40 metros de altura, apresenta intensa vegetação arbustiva no estrato inferior.
CLÍMAX:
Quando o ambiente consegue alcançar um equilíbrio com o ambiente físico e biótico está e está em perfeita harmonia. Para cada região existe um tipo de clímax.
ENDEMISMO:
A imagem ao centro, representa uma espécie endêmica, ou seja, espécies que só se adaptam a uma região ou ecossistema.
A região da mata atlântica possui mais de 20 mil espécies de plantas, na qual aproximadamente 8 mil são endêmicas.
Da flora, 55% das espécies arbóreas e 40% das não-arbóreas são endêmicas. Das bromélias, 70% são endêmicas dessa formação vegetal e palmeiras 64%.
39% dos mamíferos dessa floresta são endêmicos, mais de 15% dos primatas, como o mico-leão-dourado. Das aves 160 espécies, e dos anfíbios183, são endêmicas da Mata Atlântica.
EPIFITISMO:
A foto retrata espécies epífitas, que são plantas que fixam-se nos troncos e nos galhos das árvores ou em rochas para receber a luz solar.
As plantas epífitas são responsáveis por grande parte da diversidade florística
das florestas tropicais úmidas, dispõem de sistemas específicos para absorver umidade do ar e extrair sua alimentação mineral , necessitam de grande quantidade de umidade e de luz
MARES DE MORRO:
A foto tem em sua formação, mares de morro, que pelo próprio nome já nos dá uma ideia do seu significado, tem esse nome por causa da sua forma, apresenta relevo ondulado e montanhoso.
AMEAÇAS AO BIOMA:
A imagem mostra um pasto para gado, que é uma ameaça ao bioma da mata atlântica, pois para sua criação, foi necessário a derrubada das árvores que levaram anos para se formarem, sendo que este pasto não dure por muito tempo, tornando em vão e desnecessário a destruição do bioma.
Desde a época do descobrimento, essa floresta vem sendo intensamente
devastada, sofrendo os mais diversos impactos, entre eles: crescimento
desordenado das cidades, poluição do ar, água e solo;
realização de queimadas para plantio de espécies agrícolas e para abertura de
pastagens, e substituição da mata nativa para plantio de espécies arbóreas exóticas
visando a exploração da madeira
EMPREGO VERDE:
A foto retratada, mostra alguns componentes do grupo,com um representante do iema que trabalha no Parque Estadual do Forno Grande, que em seu trabalho visa a conservação do meio ambiente, com a finalidade de lutar pela preservação do meio ambiente e pela sustentabilidade.
QUESTÃO CLIMÁTICA:
A Mata Atlântica tem seu clima equatorial ao norte e quente temperado sempre úmido ao sul, porém algumas regiões em que se atuam são menos quentes como na foto podemos perceber o termômetro marcando uma média de 20°c.
O clima, na região compreendida pelas florestas pluviais atlânticas, tem duas estações, definidas principalmente pelo regime de chuvas, embora seja latitudinalmente bastante variável, nas regiões Sudeste e Sul as médias anuais são mais baixas e a temperatura pode ocasionalmente chegar a -6ºC.
EXEMPLIFICAÇÃO DA QUALIDADE DO AR:
Através da foto, podemos perceber alguns líquens vermelhos na árvore,quando as árvores possuem líquens com uma cor forte, puxada para o vermelho,significa que o ar do local é puro. Já quando possui uma cor neutra, significa que o ar não é tão puro, ou seja, quanto mais colorida for a cor do líquen, melhor será a qualidade do ar.
SIMBIOSE:
Os pássaros contribuem em um processo de simbiose a partir do momento em que dispersam sementes pela mata fazendo com que o que eram antes espécies em extinção voltem a reinar nas florestas, até que outros pássaros se alimentem dos seus frutos fazendo novamente todo esse ciclo.
Mas afinal o que é simbiose? simbiose é uma relação mutualmente vantajosa, na qual,dois ou mais organismos diferentes são beneficiados por esta associação.
SERRAPILHEIRA:
A serrapilheira é um material orgânico composto por restos vegetais, é a camada formada pela deposição e acúmulo de matéria orgânica morta em diferentes estágios de decomposição que reveste superficialmente o solo como folhas e caules que compõem a biomassa, que beneficamente servirá de adubo orgânico para as plantas.
APA(área de proteção ambiental):
A Área de Proteção Ambiental (APA) é voltada para a proteção de riquezas naturais .O principal objetivo é a conservação e a utilização racional dos recursos naturais, a manutenção da diversidade biológica e a preservação dos ecossitemas em seu estado original.