quarta-feira, 28 de novembro de 2012


ENERGIAS



Para realizar as tarefas de seu cotidiano, o homem, inevitavelmente, gasta uma determinada quantidade de energia em cada tipo de trabalho. Para gastar menos, ele descobriu que pode se beneficiar de outras fontes de energia que não a sua própria. Assim, ele se valeu de outras formas de energia e de suas mais diversas fontes.

O fogo foi a primeira fonte de energia que o homem utilizou há 52 mil anos atrás:

Em 5000 a.c o homem aprende a plantar e percebe que pode utilizar a biomassa como fonte de energia:

Em aproximadamente 2000 a.c o homem começa a navegar com a força dos ventos:

Em torno do século II a.c o homem passa a utilizar a água como fonte energética para mover moinhos:

A partir do ano 1000 D.C começa a exploração mais intensa do carvão mineral e com a revolução industrial surgem as máquinas á vapor:

Nos séculos XIX e XX aparece o desenvolvimento da eletricidade e dos motores á combustão e gasolina como o petróleo


Século XXI, é a fase que estamos vivendo, é a grande busca por energias limpas essas que irão diminuir a queima de combustíveis fósseis.


Uma das maneiras de evitar o aquecimento global é a utilização de energias alternativas ou também conhecidas como energia renovável. São obtidas de fontes naturais virtualmente inesgotáveis, algumas pela imensa quantidade de energia que contém, e outras porque são capazes de regenerar-se por meios naturais. 
Um aspecto importante a ser considerado é se elas são renováveis ou não renováveis. As fontes renováveis são aquelas que não se esgotam e conseguem se regenerar naturalmente ou a partir da correta intervenção humana, em um curto espaço de tempo. Podem ser aproveitadas indefinidamente e, portanto, são fontes inesgotáveis como é o caso da eólica, solar, hidráulica, da biomassa, etc...
As fontes não renováveis são as que dependem de recursos existentes em quantidade limitada no planeta, cuja renovação demoraria muito ou é economicamente inviável, e por isso tende a se esgotar completamente daqui alguns anos ou séculos. São exemplos dessas fontes o carvão mineral o xisto betuminoso e o urânio.

 
 





Fontes de energia no Brasil:
O petróleo e seus derivados se destacam, sendo responsáveis por 37,4% da oferta de energia total.
As principais fontes são:
Petróleo: fornece óleo diesel, querosene, gasolina, asfalto, parafina, insumos para a indústria petroquímica além de gera eletricidade nas usinas termelétricas;


Energia hidráulica: produz eletricidade por meio das usinas hidrelétricas:
Carvão mineral: fornece energia para as indústrias siderúrgicas e gera eletricidade nas termelétricas;


Bicombustíveis: a maioria vem de óleos vegetais, no caso  bioetanol, sendo que o principal deles é o álcool, usado como combustível de automóveis.


Outras fontes ainda se destacam no país, como o gás natural, a energia nuclear, a lenha, o carvão vegetal e a energia solar.
O MUNDO E AS ENERGIAS:
                                                                                                                                                                                     

Nós alunos do 2°v02, ficamos encarregados de cada grupo falar sobre as energias renováveis e não renováveis. O meu grupo irá apresentar as energias solar e bicombustível.

Enegia solar:

A energia solar é captada sob forma de luz visível de raios infravermelhos e de raios ultravioleta, transformando em energia térmica ou elétrica.

Além de gerar eletricidade, o sol pode ser usado como aquecedor de água e de casas em países de clima frio(energia térmica). A energia solar pode ser utilizada para aquecer reservatórios de água, nesse caso a energia solar captada por placas metálicas recobertas de silício gera correntes elétricas.
A radiação que atinge a terra depende da latitude e de condições atmosféricas como nebulosidade e umidade relativa do ar. Apesar de o Brasil ser privilegiado em nível de radiação solar, o nordeste brasileiro apresenta melhores condições por apresentar clima semi-árido e seco.
Para obter energia elétrica a partir do sol de forma indireta, constroem-se usinas em áreas de insolação, como por exemplo em áreas desertas, onde são instalados espelhos côncavos(coletores solares) direcionados para um determinado local que pode ser uma tubulação de aço inoxidável, ou contendo simplesmente ar.

Apesar de o Brasil ter tanto sol, o aproveitamento de sua matriz energética é uma possibilidade. temos uma oferta muito grande de recursos hídricos, assim é natural que não se foque nessa energia. Para desenvolver o mercado ainda faltam incentivos. E para atrair investidores faltam três coisas:
Tecnologia disponível;
Ambiente de contratação favorável;
A viabilidade econômica precisa ser encontrada;
BIOCOMBUSTÍVEIS:


Os biocombustíveis são produzidos a partir da cana de açúcar,do milho, de oleaginosas,resíduos agropecuários, dentre outras fontes. 
O  bagaço da cana de açúcar utilizado na produção de etanol, é utilizado na produção de energia elétrica.O Brasil e reconhecido mundialmente por seu pioneirismo em uma matriz energética produzida a partir do bagaço da cana, o etanol.
Biodiesel: alguns vegetais produzem óleos que podem ser utilizados como combustíveis para combustão. O biodiesel tem característica ao diesel e é considerado renovável. É produzido a partir de plantas oleaginosas como soja, algodão, mamona, canola, dendê, amendoim, sementes de girassol, gordura animal e óleos residuais de fritura.
Os biocombustíveis podem ser utilizados em veículos, integralmente misturados com combustíveis fósseis. No Brasil o diesel é misturado com combustível. Na gasolina também é adicionado etanol.

VANTAGENS:

Geração de emprego no campo, diminuindo o inchaço nas cidades (macrocefalia);
São fontes renováveis de energia;
Substitui bem o óleo diesel.

DESVANTAGENS:
Aumento do consumo de água para irrigação das culturas:
Devastação das áreas florestais para plantio;
Contaminação do lençol freático por fertilizantes.